Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2008

100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL


Em 18 de junho de 1908, aporta em Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. 165 famílias japonesas, camponeses, pisaram o solo brasileiro para trabalhar nas fazendas de café do oeste de São Paulo. Eles estavam vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre os dois paises e vindo do porto japonês de Kobe. Foi seguido pelo Ryojun Maru em 28 de junho de 1910, com mais 906 imigrantes.

18 de junho de 2008

Há cerca de 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão) no Brasil, é a maior comunidade nipônica fora do Japão.

Os dekaseguis

No final da década de 80 começou um fenômeno reverso, a ida de nikkeis para trabalhar no Japão, os Dekaseguis. Atualmente, são mais de 300 mil pessoas, a terceira maior comunidade brasileira no exterior e que remete cerca de 2 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 4,1 bilhões) para o Brasil.

JAPONESES NO RIO GRANDE DO SUL

Segundo o livro TAKUSEKI, publicado em 1996, o primeiro japonês a pisar o solo gaúcho foi o médico Yunosuke Nemoto, em 1920 e do Eito Asaeda em 1924, ambos vindos de São Paulo, este último casado com uma brasileira.
São mais de 50 anos de história no Rio Grande do Sul, em 20 de agosto de 1956, 23 jovens japoneses chegaram ao Estado. De lá pra cá este povo trabalhador, honesto, dedicado à família, criou base sólida para que outros viessem tentar a sorte.
Representam, hoje, 2.500 descendentes que influenciam decisivamente nosso povo, com seus costumes milenares, tanto no trabalho, música, dança, arte, alimentação e religião. Atuam em diversos segmentos do Estado, como agricultores, profissionais liberais, empresários e funcionários públicos municipais, estaduais e federais.
Para preservar a suas origens formaram grupos sociais como Associação de Assistência Nipo-Brasileira do Sul, Sociedade Nipo-Brasileira do Rio Grande do Sul, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Sul e Associação de Cultura Japonesa além de associações japonesas locais nos municípios de Ivoti, São Leopoldo, Gravataí, Itapoá, Viamão, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Itati, Ijuí, Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Carazinho, Lami e Passo Fundo.

Nenhum comentário: