Seguidores

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Poetas mostram seus trabalhos em Bento Gonçalves

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA

Como tradicionalmente acontece na primeira semana de outubro, mais uma vez a cidade de Bento Gonçalves abrirá suas portas para a caravana de poetas que participarão da XVI edição do Congresso Brasileiro de Poesia, a ser realizada entre os dias 6 e 11 de outubro. Com o tema “120 anos de Fernando Pessoa: tudo vale a pena!”, mais de 200 poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países da América do Sul já confirmaram presença e participarão de uma programação diversificada com muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculo teatral, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.
A novidade na programação deste ano é a realização de um encontro literário em homenagem ao poeta português Fernando Pessoa, destinado a alunos e professores, que contará com a participação de Jairo Klein, Jane Tutikian, Karina Duarte, Grupo Poesia Simplesmente, Luiz Edmundo Alves e Joaquim Palmeira. Esta atividade acontecerá nas manhãs dos dias 8 e 9, no auditório do SESC.
Como ocorreu em outras edições, 32 escolas do município participarão do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências e 12 delas deslocarão alunos para participar de atividades que acontecerão nas dependências do SESC. Os poetas também irão ao Presídio Municipal, APAE, Centro de Atenção Psico-Social e ao Hospital Tacchini.
Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento destacam-se: “Poesia na vidraça” (que começa a ser executado já na segunda-feira dia 29 e consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros), “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas), “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no ‘empréstimo’ de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.

RECITAIS FARÃO A DIFERENÇA
Os organizadores mais uma vez apostam na realização de recitais de diversas correntes poéticas para garantir o sucesso do evento. Neste ano, dividirão o palco do SESC e de algumas escolas performances poéticos dos estados do Amapá, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de Peru, Chile, Argentina e Uruguai. Junto com o XVI Congresso Brasileiro também serão realizados o XVI Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e a XIII Mostra Internacional de Poesia Visual.
A abertura oficial dos eventos acontece na tarde de segunda-feira, dia 6, às 17 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, SESC e Proyecto Cultural Sur/Brasil. A programação oficial pode ser encontrada no site
http://br.geocities.com/poebras/

Nenhum comentário: