Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2008

The End

Dia 27 de julho, aos 82 anos, Youssef Chahine, um dos maiores cineastas do mundo árabe fechou seu ciclo pela terra. Depois de seis semanas em coma, o cineasta celebrizado pelos filmes sobre a cidade de Alexandria, morreu. Seu último filme, Chaos (Heya Fawda) , lançado no inicio de 2008, precisou ser acabado pelo colega, Khaled Youssef, pois, Chahine, já apresentava problemas de saúde. Num de seus filmes, The Blazing Sun (Siraa Fil-Wadi), revelou-se ao mundo o ator Omar Sharif.
Nasceu em 25 de janeiro de 1926 na cidade de Alexandria, onde fez cerca de 40 filmes. Suas idéias esquerdistas e oposição ao islamismo, despertou a ira dos integristas egípcios. Mais conhecido no exterior do que no próprio Egito, ganhou em 1997 a Palma de Ouro do Festival de Cannes, pelo conjunto da obra, depois de ganhar um Urso de Prata no Festival de Berlim.
Defensor da liberdade, irritava-se com o fanatismo religioso, principalmente. "A sétima arte perdeu um de seus mais célebres servidores", disse Nicolas Sarkozy, presidente francês. "Ele queria ser ator, mas percebeu que gaguejava um pouco e que não era suficientemente bonito. Por isso decidiu que ia atuar através dos outros", contou Omar Sharif.
Em filmes como sua biografia de Nasser e Adieu, Bonaparte, sobre a incursão de Napoleão pelo Egito, Chahine ganhou fama de radical, provocando polêmica por sua visão negativa do Ocidente. Embora favorável a Nasser, nunca foi um cineasta ''oficial''. Sua obra é toda uma denúncia da opressão e da censura. Seus filmes sobre a condição feminina na sociedade egípcia abordam o tema da sexualidade com uma franqueza que irritava as autoridades religiosas. Elas também invocaram o Corão para pedir a proibição de O Emigrante, em 1994. O filme sobre o profeta José foi considerado blasfemo por dar um rosto ao religioso. A polêmica prosseguiu nos últimos anos, quando Chahine virou crítico do extremismo islâmico em ascensão no país.
Neste link, sua parte no "11'09''00": http://br.youtube.com/watch?v=t3EkUa-lX7g&feature=related
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário: