Seguidores

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Meninas fazendo muita arte


MULHERES POETAS HOMENAGEIAM
DATA DE PORTUGAL E FERNANDO PESSOA

Stella vives como Florbela Espanca,
Márcia Fernanda como Maria Helena,

Mara Inez Moraes como Natália Correia,
a convidada Ione menegola, escritora,

Soninha Porto como Virgínia Victorino,
Tita Coelho, como Sofia de Mello Brensen

e Pedro Coelho, Cônsul de Portugal , no RS.

Comunidade nascida no Orkut realizou Sarau Cultural apresentando poesias próprias, de poetas portuguesas e de Fernando Pessoa.

Para assinalar a passagem do dia 10 de junho, data de Portugal, da morte de Luis Vaz de Camões e das Comunidades Portuguesas, cinco mulheres poetas da Comunidade do Orkut “Poemas à Flor da Pele”, realizaram no dia 9 de junho, um Sarau Cultural. Durante 45 minutos, as poetas gaúchas, no evento em parceria com o Instituto Cultural Português (ICP), declamaram poemas próprias, apresentaram uma performance da famosa mulher poeta Florbela Espanca, e fizeram homenagens ao poeta Fernando Pessoa, pela passagem dos 120 anos de sua morte.
A Comunidade “Poemas à Flor da Pele”, que comemorou dois anos de funcionamento no Orkut no final de abril, é formada por mais de 1.400 poetas iniciantes, apreciadores e amantes da poesia em todo o País. Movidos pela emoção em divulgar a poesia, alguns integrantes da comunidade, em Porto Alegre, passaram a promover apresentações amadoras, com base na experiência adquirida nos saraus mensais da “Poemas à Flor da Pele”.
No evento “Poetas portuguesas homenageiam Fernando Pessoa”, foram recitados versos de Virginia Victorino, Natália Correia, Maria Helena e Sophia Breyner Andersen, respectivamente representadas por Soninha Porto, Maria Inez Moraes Las Luces, Márcia Fernanda e Tita Coelho. E Stella Vives, que há muito pesquisa o legado de Florbela Espanca, uma das sonetistas mais famosas de Portugal e uma das pioneiras no feminismo literário mundial, reviveu, vestida a rigor, um pouco de sua vida, encantando o público.
A coordenadora da Comunidade “Poemas à Flor da Pele”, Soninha Porto, ressaltou a importância do sarau no ICP. “São mulheres poetas, como dizem em Portugal, que lembraram o legado das poetas portuguesas e sua contribuição na sociedade do final do século XIX e início do XX”, informou. As cinco integrantes do grupo itinerante da “Poemas à Flor da Pele” já tem novas apresentações agendadas em colégios, hotéis, eventos particulares e até no Congresso Nacional de Poesia, em Bento Gonçalves, em outubro.
As cinco mulheres, lideradas pela Soninha Porto, que nos últimos anos tem sido uma guerreira na divulgação da poesia, mesclam o amor à literatura em verso com as suas tarefas profissionais e particulares. Entre o ato de levar um filho ao médico, fazer as compras no supermercados e até “malhar” numa academia de ginástica e bater o ponto no trabalho, encontram tempo e disposição para escrever as suas poesias, pesquisar sobre nomes famosos que lhes interessam e ensaiar para os espetáculos amadores.




Nenhum comentário: