Seguidores

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dia das Mães, 11 de abril

A mãe moderna "Ser Mãe...
Ser mãe, educar, preparar aquele pequeno ser para uma vida...que tarefa séria.
Muitas vezes podem surgir perguntas, várias dúvidas...Será que estou fazendo tudo certo? Como a educação que estou dando irá interferir na vida de meu filho ?...
Será que eu sei ser mãe ?... Nem sempre as respostas aparecem no momento que deveriam, deixando as perguntas sem respostas, e assim gerando novas dúvidas. Mas com certeza, aquele sentimento indiscritível de segurar seu pequeno bebê, alimentá-lo, vê-lo crescer, enfim, estar com ele, dando o melhor de sí, esse tem de ser o ponto final às tantas dúvidas e medos que sempre irão surgir no decorrer de sua vida. Não importa a idade dos filhos, não importa o tipo de mãe que se é... Existem vários tipos de mães, umas que cuidam demais, outras que são autoritárias; aquelas que deixam seus filhos crescerem de uma maneira mais liberal...Poderia citar aqui vários tipos. Mas quero salientar que não existe um tipo certo... Existe o que se faz com amor, o que se acredita ser o melhor para o filho.

O CONFLITO ATUAL
Converse com uma mãe que trabalha fora. Sua principal fonte de preocupação e culpa é de deixar o filho em casa quando sai para o trabalho. E com a mulher que abriu mão da carreira para cuidar das crianças? Talvez ela vai reclamar da monotonia de seu cotidiano, e da ausência de uma vida "só sua". Vendo dessa forma parece não haver uma escolha plenamente satisfatória. Em qualquer uma das situações, a mulher convive com uma culpa aparentemente intransponível que acompanha a maternidade. Atualmente está sendo muito difícil para a mulher moderna conseguir administrar os papéis que são exigidos dela: provedora, junto com o homem, na parte econômica; alicerce emocional da família e profissional bem-sucedida. Hoje no consultório percebo que o maior medo é a possibilidade de fracassar como mãe. Na época de nossas avós, a mãe exemplar era a que criava os filhos homens para o trabalho, longe de doenças e vícios. As filhas eram treinadas para repetir esse papel.
E hoje? O que é ser "boa mãe" ? Podemos dizer que sem sombra de dúvida é tarefa mais exaustiva. Mãe precisa ser professora, psicóloga, enfermeira, cozinheira, motorista, conselheira e ainda trabalhar fora. Nas últimas décadas, as mulheres obtiveram conquistas notáveis no campo profissional, com uma ascenção irreversível no mercado de trabalho. Mas, pelo lado emocional, a maioria ainda se mostra confusa para lidar com toda essa diversidade de papéis.

ARRANJE UM TEMPO PARA SER MULHER
Toda mulher que é mãe tem a tendência de se colocar sempre em último lugar na sua lista de prioridades. Primeiro são os filhos, a casa, o trabalho.....tudo vem antes..... Cuide de si: vá tomar um café com os seus amigos, escolha um bom filme e vá ao cinema ... vá fazer ginástica, vá ao cabelereiro...curta-se!!! É importante que você tenha um tempo para si e também para o seu companheiro. Combine com ele de saírem uma vez por semana sozinhos. Muitas mulheres tem me procurado no intuito de obter um suporte para administrar e solucionar esses conflitos.

ÚLTIMA HOMENAGEM

Não poderia terminar este artigo, sem antes mencionarmos as avós. Que são chamadas de "segundas mães", muitas delas por inúmeras vezes estão ao lado e até mesmo à frente da educação de seus netos. Com sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, a sua continuidade.

texto elaborado por Katia Cristina Horpaczky
Biografia do Autor Psicóloga formada pela F.M.U - Faculdades Metropolitanas Unidas.Terapeuta com especialização em cria...

Nenhum comentário: