Seguidores

domingo, 18 de maio de 2008

Dia Internacional do Museu, 18 de maio

Aqui coloco “A diferença de ir a um museu no Brasil e no exterior”.
Admito que não sou freqüentadora de museus no Brasil. E atire a primeira pedra quem é. Para constar, no Brasil eu só conheço uns três ou quatro museus no Rio e o do MASP, em São Paulo. Aquelas miudezas de pequenas cidades não estão sendo computadas... Mas brasileiro tem essa coisa de que a grama do outro é mais verde, então quando chega fora do país, já vai perguntando logo onde é que são os museus mais importantes.
A experiência museológica é assunto muito pouco discutido, apesar de essencial para uma aproximação com a sociedade, para uma suposta renovação de seus valores e imagems, para a compreensão de sua cultura.
Temos sim execelentes artistas plásticos e pintores, o que não temos são propostas mais adequadas de espaços em sintonia com as necessidades, dinâmicas e complexas, de nossa sociedade. Fechamos nossos olhos com a indústria que trasmuta a essêncica da arte em grandes nomes, nomes espetaculares.
Na história do Brasil também não se dá muita ênfase e assim o povo não sente interesse em conhecer ao menos o que se passou em tempos anterior ao nosso...
Anjopoesia

Nenhum comentário: