Seguidores

domingo, 27 de abril de 2008

Mundo Mágico

Bem vindos ao mundo mágico do teatro de formas animadas. Sombras, bonecos, de todas as formas, tamanhos e cores, marionetes e muito mais, que ganham vida na mão de hábeis manipuladores. Apesar de ser difícil a afirmação correta da origem. Pode ser que tenha surgido nas cavernas, quando o homem se depara com sua sombra, projetada pelo fogo, e começa usar isso para narrar, com sombras e mímicas, os perigos e animais na floresta.

Outras vertentes nos permeiam com lendas Chinesas. Usados com ritos religiosos, marionetes e bonecos passaram a influenciar o teatro com atores. A sombra usada para representar a alma dos mortos, passa a ser muito usada no Império Chinês. Na lenda após a morte de sua bailarina predileta, Wu Ti, da dinastia Han, pelos idos do século II, ordenou a seu mago que a trouxesse de volta do vale das sombras, sob pena de morte. Usando o sol como fonte de luz, o mago preparou no jardim do palácio um lençol branco e com uma silhueta feita com pele de peixe, projetou a sombra perfeita da bailarina que dançava suavemente ao som de uma flauta.

Noutra lenda Chinesa, envolve também, Wu, talvez uma variação desta última, onde ele perde a esposa, e um sábio do reino, chamado Shao Wong, projeta a silhueta da rainha numa cortina, fazendo o rei acreditar que se tratava da sua amada á conversar com ele.

Do Islã vem a lenda do KaragözK, onde um sultão manda matar dois obreiros que atrasavam o andamento da construção de uma mesquita contando estórias engraçadas, e com a tristeza tomando conta do lugar depois disso, o sultão ordena que tragam-nos de volta a vida. Sem ter saída, usaram uma técnica Mongol, usando a sombra para encenar as estórias destes dois amigos.

Registros históricos datados de cinco séculos antes da nossa era, já descrevem o advento do teatro de bonecos na Europa. E de inúmeros outros povos, há registros mais recentes, mas no extremo oriente, é difícil de precisar. Os Índios Americanos usam tradicionalmente figuras similares nos seus rituais religiosos. Na África temos o uso de máscaras, que já se admite como uma forma de teatro de formas animadas, diante da variação de estilos inumeráveis, visto, que cada grupo define uma técnica, mas faz de uma forma diferente, criando uma forma própria de fazer seus espetáculos.

No século XX o teatro de formas animadas interage com os meios que vão surgindo como a tv e o cinema. Isso acabou dando uma arrefecida no teatro de bonecos, que á partir da década de oitenta, reaquece, e neste inicio de século XXI, começa a retomar intensamente o espaço que sempre foi seu.

Fontes:

http://www.marcello.pro.br/sombras.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras

http://vertenteculturalteatroinfantil.blogspot.com/

http://artyfantasia.com/teatrobonecos.html

Outros sites:

http://www.pregandopeca.com.br/

http://www.ciapolichinelo.com.br/

http://redpogo.com/ciagentefalante/sobre.htm

http://www.giramundo.org/

http://www.sesibonecos.com.br/

http://www.paraty.com.br/

http://www.caixadoelefante.com.br/

Nenhum comentário: